FRATERNIDADE LEIGA DE S. DOMINGOS NO PORTO

Junho 18, 2008

Santo do dia: Beata Osana de Mântua

Filed under: Personagens — Gabriel Silva @ 9:00 am

Osanna de Mântua (1449-1505) nasceu em Mântua, Itália e era de família nobre, filha de Niccolò e Agnes Andreasi.

Profundamente religiosa, teve experiência místicas ainda na sua infância, guardando no entanto segredo das mesmas. Aos seis anos de idade terá visto Cristo na Cruz com a coroa de espinhos, tendo na altura prometido viver apenas e só para Deus.

Por forma a poder rezar o Ofício Divino, Osana pediu a seu pai para aprender a ler, mas sem poder revelar a sua verdadeira motivação. Mas foi-lhe recusada tal pretensão, pois os seus pais entendiam que tal era um desperdício, uma vez que ela, como mulher, estaria destinada a ser esposa e a criar uma família.

Quanto tinha 14 anos e soube que se estava a preparar a combinação sobre o seu casamento, foi em segredo até á Igreja dos Dominicanos e recebeu o hábito dos membros da Ordem Terceira Dominicana. Apresentou-se em casa envergando o hábito e explicou que tinha efectuado uma promessa e que o teria de usar até ao seu cumprimento.

O seu pai, como cristão piedoso aceitou tal explicação, embora passados alguns meses começasse a suspeitar das reais intenções da sua filha. Avisou-a de que não a autorizaria a entrar num convento nem a levar uma vida religiosa em casa. No entanto, gradualmente veio a aceitar que Osana prosseguisse uma vida de penitência e prática da caridade para com os mais necessitados. Porque Osana teve de cuidar dos seus irmãos e irmãs após a morte prematura dos seus pais, apenas passados 34 anos e somente alguns meses antes de falecer, pode cumprir finalmente os seus votos religiosos.

Uma lenda afirma que tal como sucedeu com Santa Catarina de Sena, terá aprendido a ler de forma miraculosos, ao ver escrito num as palavras «Jesus» e «Maria». Alegadamente, desde esse dia era capaz de ler todos os escritos espirituais.

Quando Osana tinha 28 anos de idade, recebeu estigmas na sua cabeça, no lado e nos pés, embora fossem visíveis para terceiros apenas em certos dias da semana especialmente ás sextas-feiras e durante a Semana Santa.

Osana relatou a sua vida espiritual e experiências místicas ao seu biógrafo e orientador espiritual, o beneditino Jerónimo de Monte Oliveto. Osana era uma mística que com frequência caía em êxtases quando falava de Deus, e visionava imagens de Cristo crucificado na cruz, para além de durante anos subsistir sem tomar praticamente nenhum alimento.

Ajudava os pobres e serviu como directora espiritual de muita gente, gastando grande parte da fortuna da sua família para auxiliar os mais necessitados. Manifestava frequentemente a sua repulsa pela decadência e criticava a aristocracia pela ausência de moralidade. Foi amiga da beata Columba de Rieti e recebeu apoio espiritual da beata Estevana de Quinzanis. A sua casa era um autêntico centro de acção social e caritativa em benefício dos mais necessitados, bem como um local habitual de reunião e discussão sobre temas espirituais e vida da Igreja. Uma das principais causas de sofrimento de Osana no seu tempo foi a degradação da Igreja sob o pontificado do Papa Alexandre VI.

A Vida da Beata Osana foi escrita em 1507, pouco depois da sua morte. A biografia tem um carácter de relatório detalhado das suas conversas com Osana. Fr. Jerónimo juntou traduções em latim das 24 cartas recebidas de Osana, acompanhadas de documentos certificando a sua autenticidade. Uma outra biografia, publicada em 1505 é da autoria de Fr. Francisco Silvestre de Ferrara OP, um dos mais relevantes teólogos tomistas e que veio a ser Mestre Geral da Ordem.

Faleceu a 18 de Julho de 1505. O seu corpo incorrupto encontra-se em exposição sob o altar de Nossa Senhora do Rosário na Catedral de Mântua, Itália.

O culto a Osana de Mantua foi confirmado pelo Papa Leão X e Inocêncio XII. Foi beatificada de facto a 24 de Novembro de 1694. O seu dia festivo é 18 de Junho.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: